FRESKO
BIOGRAFIA
Fresko, é um dos artistas portugueses que tem demonstrado muita solidez nos últimos tempos.
A partir dos últimos discos que lançou pelas editoras Hayes Collective e Planet Rhythm, o produtor combina elementos clássicos e outros mais modernos que vão da House music ao Techno, como também os desafia numa atitude mais psicadélica e experimental, conferindo-lhe um ambiente tão vincado e particular.
Como DJ tem demonstrado habilidade e atitude pela forma de construir a pista, contando com atuações no LisbOn, Village Underground, Madeira, Gare, Vértice, Lux Frágil, MusicBox, Ministerium, DarkSessions, Darkanival, Temple, NeoPop x Fuse no 8 Marvila e outros mais.
-
Francisco Barahona, também conhecido como Fresko, é um artista visual português cujas explorações na área de DJ começaram em 2012, quando o coletivo 'Warface' organizava festas em Lisboa. Muitos dos nomes fundamentais da cena techno underground de Lisboa, como Vil, faziam parte dessa cena ativa junto com ele. Fresko tocou em muitas casas noturnas e locais, como Ministerium, Lux Frágil, Lx Factory, LisbOn - Jardim Sonoro, Vértice, Darkanival, Musicbox Lisboa, Gare, ¼ Escuro, Harbour, Village Underground, Temple, Neo Pop x Fuse Records NYE e na Ilha da Madeira.
O seu primeiro lançamento foi a faixa "Grey" na compilação "Lisbon Underground Catalogue Vol.1" da Golden Mist Records (PT) em 2014. Ainda no mesmo ano, o primeiro EP solo de Fresko, "Drama", foi lançado pela Proclectic Records (UK), seguido por "Enlightment" na Obscuur Records (NL), incluindo um remix de Shcuro em 2018, ressurgindo após uma breve pausa na produção musical.
Em 2019, Fresko estreou na Hayes Collective (PT) com sua faixa "Pedante" na compilação "K-Series 3", marcando o início de uma simbiose orgânica entre o artista e o coletivo, que eventualmente resultou no álbum de estreia de Fresko, "Is It", em 2020. O álbum de oito faixas é um trabalho deliciosamente introvertido que empurra poderosamente os conceitos conhecidos de formatos completos de techno para novas alturas sensoriais. Após celebrar a estreia bem recebida, o artista encerrou o ano com a faixa "Too Young To Die Old" na compilação "BOMPH002" da Bomphcast Audio (selo de Fergus Sweetland).
Em 2021, o EP "Secular Drama" foi lançado na DeadCert Records (UK) com muito feedback positivo de artistas como DVS1 ou The Advent, assim como a faixa "Hypochondria" na compilação do selo "The Ubiquitous I". No mesmo ano, ele também fez parte da série de downloads Deathtechno com a faixa "The Deceiver" e lançou novamente na Hayes Collective com a faixa "Bleak" na "K-Series 05.2".
Em 2021, lança pela "Trust Your Gut" na Turquia, que incluiu a faixa "Stand Stiff" na compilação "There Is No Planet B".
2022 viu um lançamento de Fresko com a faixa "Toothless" na compilação "OCLK 003" via o selo O'Clock (PT), e a faixa "Surveillance" foi destaque em "Alien Connections IX" via West Rules (selo de Joaquim Ruiz).
2023 - Começa com a participação na K-Series 06.2 com a faixa "Too Much Talk" (Hayes Collective) e "BCCOVA06" - com "Pissed". EP “Inner Funk” em vinil lançado pela Hayes Collective em maio; EP “Bravado” em vinil pela Planet Rhythm ainda este ano; EP “Punk Funk” em vinil através da Planet Rhythm; Participação em um Vários Artistas do Reverse Zurich VA001 com sua faixa "Furter"; E mais um tema na Temporal Variation VA002, com "Screens" - uma compilação de vários artistas onde todas as receitas vão para a Associação YAFFA, que ajuda crianças e suas famílias na Palestina.
BOOKING